terça-feira, 16 de outubro de 2012

Arquitetura em movimento


Na década de 80 teve início um movimento de arquitetos que passou a fragmentar a arquitetura linear, criando estruturas e formas distorcidas, porém extremamente funcionais. Deste movimento surgiram ao longo dos anos diversos estudos, evidenciando cada vez mais as relações entre arquitetura e movimentos, criando sempre resultados inusitados.

Eis alguns exemplos de arquitetura em movimento:

 Dinamic Tower - Dubai


Hotel Marqués de Riscal - Região de Rioja, Espanha



Edifício Copan - São Paulo


Complexo Aquático - Olimpíadas de Londres


Edifício Dançante - Praga

Por outro lado, um forte exemplo da influência da arquitetura na dança, o arquiteto e coreógrafo Laban fez diversos estudos de ergonomia para criar passos que tivessem uma relação direta entre o corpo, a arquitetura e a harmonia dos movimentos. Vale a pena conferir alguns de seus vídeos também!



Outro trabalho interessante é o de Cláudio Lacerda, Trilogia da arquitetura descontrustivista, lançado em 2011, onde ele analisa as relações entre a construção, o espaço e o corpo, interpretando-as com conceitos e princípios de dança.

No fundo, todas as diversas ramificações de arte e cultura, expressões da alma, podem ser interligadas, criando resultados únicos e inusitados.

Fontes:



0 comentários:

Postar um comentário

Studio + Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More