domingo, 7 de outubro de 2012

Arquitetura Contemporânea Japonesa


A arquitetura residencial japonesa é pioneira em tecnologias arquitetônicas e em conceitos de espaço mínimo. A falta de espaço nas grandes cidades e o desprendimento dos japoneses cria um campo muito interessante para a arquitetura, no qual os arquitetos podem ousar e criar formas e estruturas inovadoras, utilizando materiais e conceitos inovadores.

A vida média das casas nipônicas é de apenas 20 anos, com este curto período os japoneses nem consideram a possibilidade de estabelecer um vocabulário arquitetônico homogeneizado com a vizinhança e ainda se sentem mais livres para ousar em projetos de caráter mais provisório.

As crenças espirituais ancestrais também fazem parte da arquitetura contemporânea, dentre elas a necessidade de comunicação entre o exterior e o interior, o que faz com que a arquitetura nipônica faça uso de muito vidro e materiais permeáveis em suas construções.

Estas casas surgem como excepcionais estudos para o aprofundamento do arquiteto na busca de formas de propor e repropor o desenho espacial, o manejo da luz e os contrastes entre a cultura ancestral e a modernidade. Além de demostrar o desenvolvimento e as modificações do ato de habitar.







Fontes:


0 comentários:

Postar um comentário

Studio + Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More