Ao andar pela cidade hoje, nos deparamos com obras de
transporte público em diversos pontos, principalmente na região sul.
Historicamente, a região central sempre foi a melhor
atendida pelo transporte coletivo, tendo curtas ramificações para as regiões
norte e oeste. Olhando o mapa de São Paulo se pode notar que as regiões leste e
sul são significativamente mais extensas que as demais, mas ao mesmo tempo mais
carentes de infraestrutura de transporte.
Porém, este panorama está mudando nos últimos tempos. A
criação das linhas Amarela, Lilás e Ouro do metrô prometem melhor, e muito, o
transporte público na zona sul da cidade.
A Linha 4 – Amarela encontra-se já em funcionamento com
algumas estações, mas recebe grande movimento durante todo o dia,
principalmente por fazer a ligação das principais linhas de metrô (Azul,
Vermelha e Verde) e também com a linha Esmeralda da CPTM, que passa pela
Marginal Pinheiros.
A linha 5 – Lilás fará a ligação do Capão Redondo, extremo
sul do município, hoje isolado da rede de transporte, com as linhas Azul e
Verde do metrô. Dessa forma, mais uma região da cidade ficará conectada à malha
existente.
Outra linha, que já está em construção desde 29 de março, é
a linha Ouro, em sistema de monotrilho. Esta tem como principal objetivo a
conexão entre o Aeroporto de Congonhas, o Terminal Jabaquara, a região da
Berrini e a região do Morumbi. Haverá ligação com importantes linhas já
existentes do metrô, como a Azul e a Amarela, e a futura linha Lilás. As linhas
modernas e leves, e o funcionamento com energia limpa fazem com que o entorno
seja valorizado (diferentemente do caso do Minhocão, que gera muita poluição,
além de grandes áreas escuras, privadas de luz solar), mesmo o sistema sendo
elevado do nível da rua.
Estas mudanças estão diretamente ligadas aos eventos
esportivos que ocorrerão no país nos próximos anos. Mas o benefício para a
cidade é para sempre.
Fontes:
- revista AU nº219
0 comentários:
Postar um comentário