sexta-feira, 20 de julho de 2012

Trânsito em São Paulo



Em ano de eleições, nada melhor do que tratar de assuntos polêmicos da cidade de São Paulo. Um deles, sem dúvida, é o trânsito. Cada vez mais travado, praticamente em todos os horários, dias da semana e sentidos de fluxo... será que existe solução?

Antigamente se podia dizer que havia trânsito apenas nos horários de pico. Hoje isso já não é mais verdade. O trânsito toma conta de toda a cidade durante todo o dia. O rodízio municipal de veículos, que tinha como principal objetivo reduzir a quantidade de veículos nos horários de maior fluxo, já perdeu o sentido há algum tempo, dado que o número de veículos nas ruas aumentou muito desde que o rodízio foi implantado.

Outra coisa importante é a relação espacial do automóvel: estes geralmente trafegam com apenas 1 pessoa dentro, o que faz com que se ocupe muito espaço nas vias de circulação, desnecessariamente.

Deve-se convir que o sistema de transporte público está melhorando. As obras do metrô e do monotrilho devem representar uma melhoria significativa no transporte de massa. Principalmente no que tange à integração da zona sul da cidade às demais linhas da malha já existente. Mas o sistema todo ainda é lento, com muitas falhas.

Em entrevista ao site Spresso SP (publicada em UOL em 15/06), assinada por Felipe Rousselet (com Maria Eduarda Carvalho), Horácio Augusto Figueira, engenheiro de tráfego, vice-presidente da Associação Brasileira de Pedestres comenta algumas questões do trânsito em São Paulo. Segundo ele, para que o trânsito flua nos conformes, deveria haver prioridade máxima do ônibus em detrimento ao transporte privado nas ruas.

Mas o grande problema está no círculo vicioso que se formou neste aspecto: quanto pior o transporte coletivo, mais as pessoas compram carros particulares, buscando maior conforto, e consequentemente mais trânsito se forma na cidade.

De qualquer maneira, seja sobre trilhos ou sobre rodas, medidas devem ser tomadas para que haja qualidade e eficiência no deslocamento de pessoas na cidade, aumentando o rendimento destas no trabalho e melhorando a qualidade de vida de todos. Vamos ver o que podemos esperar para os próximos meses!

0 comentários:

Postar um comentário

Studio + Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More