quinta-feira, 26 de julho de 2012

A Casa do Futuro


         A cada dia que passa podemos notar o quanto a tecnologia tem sido positiva para a arquitetura e a decoração. Soluções antes vistas apenas em filmes de ficção científica hoje aparecem em projetos que unem automação, versatilidade e sustentabilidade para trazer mais conforto e praticidade ao usuário e ao mesmo tempo contribuir com o meio ambiente, diminuindo a pegada ecológica deixada pela construção civil.


A automação já é realidade no Brasil. Com um conjunto de soluções tecnológicas robustas destinadas a integrar diversas utilidades e serviços, a custos cada vez mais acessíveis, é possível elaborar projetos destinados para o ambiente residencial e predial, visando ofertar benefícios e facilitar o estilo de vida das pessoas.
As tecnologias utilizadas na automação residencial e predial são prontamente adaptáveis a mudanças de estilo de vida e a futuras novidades tecnológicas, garantindo um benefício de longo prazo. 
Além da garagem para dois carros, churrasqueira e salão de festas, a automação residencial começa a fazer parte dos requisitos básicos dos apartamentos no Brasil. Com os preços das tecnologias caindo pela metade, a casa do futuro está mais perto da classe média brasileira. Controlar a casa a distância ou com apenas um clique. Destrancar a porta apenas com o toque do dedo. Programar funções de forma que tarefas cotidianas, como regar as plantas ou abastecer a geladeira, sejam realizadas sem que você tenha de se preocupar. Essas e outras facilidades passam a fazer parte dos novos empreendimentos e estão caindo de vez no gosto popular.


O modo de vida em um mundo mais preocupado com o meio ambiente passa, necessariamente, por transformações na forma de morar e fazer casas. O padrão de edificação nos dias de hoje é algo altamente poluente – ou, para usar a palavra do momento, insustentável. Prédios comerciais e residenciais são responsáveis por 40% do consumo anual de energia do mundo, por um terço dos recursos naturais consumidos pela sociedade – incluídos na conta 12% de toda a água potável da terra – e por 40% do lixo sólido. Os recursos são consumidos de forma inadequada na construção e ao longo da vida útil dos imóveis, com o alto consumo de energia para climatização, iluminação e aquecimento de água.
O mercado de construção tem itens que permitem, mesmo em uma reforma, reduzir o consumo e o impacto ambiental de uma casa ou apartamento normal. Entre eles, estão as válvulas de descarga com dois níveis de acionamento, lâmpadas de led, painéis de aquecimento solar e janelas com vidros que reduzem o aquecimento causado pela luz solar, sem escurecer tanto o ambiente.
 A seguir, algumas das soluções que já começam a configurar a “Casa do Futuro”:
  • ·   Controle touchscreen na parede: tela sensível ao toque para controlar diversos equipamentos.
  • · Celular: com integração aos sistemas de automação, o celular pode virar o “controle universal” da casa, acionando lâmpadas e aparelhos eletrônicos, por exemplo.
  • · Iluminação: sistemas mais simples já oferecem controle automatizado para a iluminação. Em outros, já é possível criar diferentes cenários antes mesmo de chegar em casa.
  • ·  Temperatura: aparelhos de ar condicionado pode ser pré-programados para ligar e desligar em determinada hora. Também é possível através da automação criar perfis de acordo com a estação do ano ou preferência dos usuários.
  • ·     Sonorização: a automação permite ligar e desligar o som, trocar de rádio ou de CD ou até mesmo programar playlists através de seu MP3.
  • ·  Vazamentos de gás: equipamento detecta vazamento e aciona automaticamente o corte do fornecimento.
  • ·  Segurança: imagens de câmeras de segurança podem ser monitoradas a distância.
  • · Biometria facial e digital: a chave da casa pode ser substituídas por sistemas que lêem as digitais ou reconhecem o rosto dos moradores.
  • ·    Controle de consumo: com sensores instalados nos aparelhos eletro-eletrônicos, um sistema calcula os gastos de energia dos mesmos.




Fontes:


1 comentários:

O blog está ficando bem bacana

Postar um comentário

Studio + Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More