segunda-feira, 2 de julho de 2012

Rio+20 – Resultados



Como já apresentamos em seu tempo, a Rio+20 ocorreu do dia 13 a 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro, tendo como principal foco o Desenvolvimento Sustentável.
Após 10 dias de programação intensa buscando um acordo entre mais de 190 países participantes, infelizmente, porém, o resultado não foi o esperado.
Os principais temas que foram debatidos durante a Conferência:
- Balanço do que foi feito nos últimos 20 anos em relação ao meio ambiente;
- A importância e os processos da Economia Verde;
- Ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta;
- Maneiras de eliminar a pobreza;
- A governança internacional no campo do desenvolvimento sustentável.

Imagem da Conferência

A declaração de Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações unidas, foi positiva: “Excelências, Deixe-me ser claro. A Rio+20 foi um sucesso”.  O embaixador André Aranha Corrêa do Lago, que foi negociador chefe do Brasil e também atuou como facilitador durante as negociações, diz: "Dois objetivos importantes foram alcançados. Despertar uma geração para o que foi feito em 1992 (Rio) e 2002 (Johanesburgo) e voltar a utilizar os instrumentos do desenvolvimento sustentável", mas também concorda que o documento final deixa margens para “não implementação”.
O consenso é que a Rio+20 deixou a desejar. Diversas ocorrências no mundo impediram que as atenções se voltassem unicamente para a Conferência: a crise econômica na Europa, os conflitos na Síria entre outros. Os impasses entre os interesses de países desenvolvidos e em desenvolvimento prevaleceram em detrimento ao acordo de metas para o planeta.
Diante desse cenário, um documento foi escrito ao final da Conferência, que apresenta apenas intenções para o Desenvolvimento Sustentável e adia as principais decisões para 2015, quando serão fechados os Objetivos do Milênio, definidos em 2000, e serão colocadas novas metas para as emissões de gases no planeta. A agenda de 2015 será elaborada por um grupo de 30 representantes que se encarregará de elaborar o processo para desenvolvimento das metas.
Após tais resultados da Conferência, a única saída é apostar que em 2015 as promessas sejam cumpridas e se tenha um comprometimento por parte de todos para um efetivo Desenvolvimento Sustentável, sem comprometer os recursos do planeta.
Enquanto isso, o que podemos fazer é buscar soluções cada um, individualmente. Procurar reciclar o lixo, e também reduzi-lo sempre que possível. Promover pequenas iniciativas na vizinhança ou no bairro. Coisas que possamos fazer sozinhos, e que, pouco a pouco, comece a mudar os hábitos e o entorno; sem ter que esperar que grandes chefes se juntem em grandes eventos para chegar a grandes decisões de âmbito mundial.

Bibliografia:

0 comentários:

Postar um comentário

Studio + Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More