segunda-feira, 29 de abril de 2013

Passo a passo para uma reforma tranquila: Preparativos para a Obra

Após a obra regularizada e o projeto em mãos é necessário buscar orçamentos de mão de obra. Você pode pagar um valor fechado por empreita ou um valor fixo semanal ou mensal, o valor por empreita vale mais a pena para quem tem uma obra simples, como troca de revestimentos e pintura, ou apartamentos novos, já em casos de reformas mais pesadas, que envolvem questões estruturais, ou de hidráulica e elétrica é melhor o valor mensal, pois assim os imprevistos durante a obra serão cobertos com maior tranquilidade para ambas as partes.

O pagamento também deve ser definido com cuidado, para obra pequenas é normal o pagamento de 50% de entrada e 50% do término, mas para obras grandes é interessante dividir o valor total em porcentagens mensais, o que dá maior garantia ao contratante.  

Os materiais podem ser comprados pela equipe de obra ou pelo próprio cliente. Uma opção interessante é quando o cliente recebe uma lista de materiais iniciais, desta forma ele tem a liberdade de comprar como melhor lhe convir, podendo assim parcelar  ou negociar valores.  As seguintes compras, já no andamento da obra, é melhor deixar a equipe de obras encarregada, para que não haja risco de paralização da obra.

Definida estas questões da obra em si, é necessário pensar também nas condições pessoais. Muitas vezes é necessário fazer a obra morando no local, esta é a situação que mais exige planejamento, pois a vida dos moradores sofre uma alteração muito complicada.

Neste caso é necessário estabelecer limites claros para a obra, como por exemplo quais espaços a equipe de obra pode ou não pode frequentar, é necessário também ter horários rígidos de trabalho, para que a família também possa ter seus momentos de tranquilidade.

Caso os moradores se ausentem da residência, mas deixem seus pertences, é necessária uma boa organização do que será mantido e o que será descartado após a obra e também o que será levado para a residência provisória e o que permanecerá no local, o que permanecerá no local deverá ser embalado e protegido para que não haja acidentes.
Próximo passo: Como se manter dentro do orçamento inicial


0 comentários:

Postar um comentário

Studio + Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More