sexta-feira, 15 de junho de 2012

Rio+20



A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que teve início no dia 13  de junho e vai até o dia 22, na cidade do Rio de Janeiro, vem com a meta de colocar líderes e delegações de mais de 180 países para discutir e construir uma agenda para o desenvolvimento sustentável durante as próximas décadas. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). Foi a partir daquele encontro que o tema ecologia entrou, com força, no cotidiano das pessoas e das empresas.

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes. Propor soluções para a difícil equação entre crescimento econômico e preservação ambiental é , então, o cerne da Rio+20 – uma conferência que passa despercebida e desconhecida por pelo menos 7 em cada 10 brasileiros.
A conferência tem dois temas principais:
- A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza
Na economia verde, o desenvolvimento sustentável compete à integração e análise equilibrada dos objetivos sociais, econômicos e ambientais a tomada de decisão tanto pública quanto privada. Este debate aponta para oportunidades de complementaridade com outros esforços internacionais, englobando atividades e programas para atender às diferentes realdiades de países desenvolvidos e em desenvolvimento.
- A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. 
Na prática, trata-se de se discutir as formas como os governos podem tirar do papel os compromissos, declarações e protocolos para o Desenvolvimento Sustentável negociados nos últimos anos. E também de como tornar as três dimensões desses planos (social, econômica e ambiental) estratégicas dentro das decisões políticas em todo o mundo.


Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

Studio + Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More