sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cores Complementares na Decoração


A importância das cores na arquitetura e na decoração é evidente, pois estas são determinantes na forma como nos relacionamos com o ambiente e nas sensações que eles nos transmitem. 

Utilizadas para quebrar a monotonia, aguçar emoções, estimular sensações e de deixar os ambientes mais alegres e acolhedores as cores podem interferir diretamente no projeto e, se utilizadas corretamente, conferem ao ambiente um toque especial. 

Porém nem sempre é fácil escolher e combinar os tons adequados para pintar e decorar a nossa casa: é necessário considerar gostos pessoais, o tipo de ambiente que se quer criar e até mesmo refletir sobre o significado de cada cor antes de decidir uma paleta final. A utilização de cores complementares pode auxiliar na harmonização de um ambiente, facilitando a escolha das cores.

Cores complementares: são as cores que, na roda da cores, encontram-se de lados opostos – caso do verde e do vermelho, do azul e do laranja. No entanto, esta distância não significa que não possam ser combinadas, pelo contrário, o seu efeito aparentemente contrastante produz um realce visual muito agradável quando utilizadas em conjunto, conferindo energia e movimento a uma divisão.




Estas relações se fazem úteis quando levamos em conta também a relação entre cores quentes (vermelho, laranja, amarelo) e frias (violeta, azul, verde). Quando optamos por cores quentes podemos quebrar esta monotonia utilizando uma cor complementar, porém a junção de cores complementares devem ser realizadas com cuidado, pois podem criar um ambiente muito conflituoso. 

Seguem alguns exemplos de utilização de cores complementares:






Fontes:



0 comentários:

Postar um comentário

Studio + Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More