quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Escolha de piso


A escolha do piso de uma residência não é uma tarefa fácil, pois não envolve apenas estética, mas sim uma série de questões técnicas que dizem respeito à durabilidade, higiene e manutenção e conforto.

Quando o objetivo é unificar os cômodos da residência é comum buscar um piso único para todos os ambientes, porém fugindo da especificação clássica – piso frio nas áreas molhadas e quente nas áreas sociais e íntimas, as questões técnicas se tornam mais evidentes, pois o piso escolhido precisa atender as necessidades de cada um destes ambientes.

É preciso ter em mente que os pisos são agredidos diariamente por diversos fatores: alto tráfego, água, gordura, materiais de limpeza, sol constante, saltos tipo agulha dos sapatos femininos, carrinhos de bebê, patas dos cachorros, tintas, vinho, etc. E cada um estas agressões ocorrem com mais frequência em determinados ambientes, por isso um piso unificado nem sempre é a melhor opção, pois o piso escolhido precisa resistir a todas estas agressões. 

Por outro lado, a tecnologia já consegue unificar resistência com estética e sofisticação, para quem procura um piso que unifique os ambientes o mais indicado é o porcelanato, que possui altíssima resistência tanto mecânica como química. Os modelos a serem escolhidos são diversos, no momento estão em alta os porcelanatos que imitam cimento queimado e madeirados. Segue algumas referências:










Todos da Portobello

Já quem busca uma linha mais convencional pode optar por porcelanato, azulejo ou pedras nas molhadas e madeira ou cimento queimado nas áreas quentes. 

Na cozinha o mais importante é escolher um piso com resistência a ataques químicos, o ideal é optar por um piso liso, pouco poroso, o que facilita muito na limpeza. O rejunte utilizado também é importante ser escolhido com cuidado. Atualmente existe o rejunte epóxi, que é impermeável, o que também facilita na limpeza e na conservação. 

Já os quartos merecem uma atenção especial, por serem locais com menos necessidades técnicas é possível optar por opções mais aconchegantes. A madeira é um material muito desejado nos quartos, já que é mais quente, agradável para se andar descalço e reflete intimidade.

Quando se opta por madeira existem algumas opções: o assoalho, que tem como principais vantagens à durabilidade e beleza por serem peças grandes; tacos e parques, que são pequenas placas de madeira nativa e que podem ser colocadas sobre outros pisos. 


Assoalho 


Assoalho de Demolição


Taco e Parquet


Os pisos laminados são opções mais baratas para quem busca os aspectos da madeira maciça. Pode ser inclusive uma réplica fiel da madeira natural, imitando ranhuras e tons. Em geral, é fabricado a partir de madeiras de reflorestamento e é mais resistente a riscos do que a madeira natural. Se você estiver preocupado com a acústica do ambiente, dispense-o.

Piso Laminado

 Fontes:



0 comentários:

Postar um comentário

Studio + Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More