quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Decoração para quem tem animais em casa


Quantas vezes por dia você pede para seu cãozinho descer do sofá? Ou briga com o gato quando ele resolve afiar as garras ou se pendurar pelas cortinas? Xixi na sala, portas e móveis com quinas roídas, jardim revirado, animal desastrado e queda excessiva de pelos. Problemas como esses são corriqueiros para quem tem animais de estimação em casa. Por isso, pensando em melhorar a relação entre os animais e a família - e manter a casa inteira - arquitetos e amantes de mascotes criam adaptações para transformar o lar em um espaço confortável tanto para o dono, quanto para seu animalzinho.     


Algumas dicas simples podem ajudar a manter a casa em ordem, ao mesmo tempo em que permitem uma boa convivência entre todos na casa e não causam estresse aos animais. Veja a seguir:
- Existe no mercado sprays que servem para inibir o animal de se aproximar de móveis. O produto é próprio para eles. Dessa maneira, não é nocivo e ainda ajuda a preservar seus móveis. Para os gatos, em especial, é interessante ter postes arranhadores espalhados pela casa para evitar que eles arranhem os sofás. Pulverizar erva-de-gato seca (Nepeta sp, uma herbácea da família da hortelã cuja substância ativa, o Neptalactone, age como estimulante para a maioria dos felinos) sobre esses postes é a dica para atraí-los para os arranhadores e mantê-los longe dos sofás.
- Opte por persianas de madeira com a ripa larga, já que gatos adoram escalar as cortinas. Outra idéia interessante é criar “caminhos” e “obstáulos” próprios para que seu animal possa escalare observar a casa do alto, comportamento esse muito comum em gatos.


- Móveis planejados até o chão garantem aumento de espaço e evitam que animais entrem nesses espaços. A dica aqui é criar pequenos refúgios e esconderijos para os seus animais. Estes lugares quentes, confortáveis e fechados vão fazer o seu animal sentir-se mais seguro e relaxado. Podem também ser usados como uma alternativa à cama comum. Estes pequenos refúgios podem ser criados no interior de armários, adaptados para o efeito, ou em sistemas já vendidos para esse fim. Qual seja a sua opção, lembre-se sempre que por serem espaços mais fechados vai precisar de os limpar regularmente, a fim de evitar acumulação de sujidade e odores.


- Evite adquirir tecidos conhecidos por atrair pêlos ou cuja remoção se torna mais complicada, como é o caso da seda, veludo ou tecidos demasiado delicados. Em alternativa opte por tecidos de fibras sintéticas e com maior resistência a nódoas, odores e sujidade em geral. Tecidos como couro também são uma boa opção, uma vez que é fácil de limpar e muito durável. No entanto, esteja preparado para algumas marcas de arranhadelas na sua superfície. Na hora da escolha, faça o teste com sua unha ou com algum objeto que possa cortar numa amostra. Assim você poderá escolher o que melhor se adapta a sua necessidade.
- No chão opte também por tapetes que possam ser lavados facilmente e de cores que complementem a tonalidade do pêlo do seu animal, de forma a “disfarça-lo” mais facilmente. Não se esqueça de os aspirar regularmente e de colocar uma protecção antiderrapante no seu verso para evitar que saiam do lugar. Uma boa opção existente no mercado são os produtos da InterfaceFLOR Residencial, que possuem fácil limpeza, e evitam odores indesejáveis, pois contam com placas que podem ser retiradas para uma limpeza mais profunda. De acordo com o fabricante, todas as placas do carpete contém GlasBac na sua base, componente que impede que os líquidos passem para o piso abaixo do tapete. Além disso, a tarefa de limpeza de sua superfície é simples e prática. Isso porque é possível retirar a placa do carpete, lavá-la e reinstalá-la sem necessitar de cola.


- Para quem vive em apartamento, os cuidados devem ser redobrados. Mesmo que o animal seja pequeno, ele precisa de espaço. Não exagerar em artigos decorativos é uma medida necessária para que o animal possa circular sem problemas. Outra medida importantíssima é colocas telas nas janelas para evitar acidentes.
- Outro cuidado importante é com os fios dos equipamentos eletrônicos. Eles podem colocar a vida do animal de estimação em risco e ainda causar curtos circuitos, resultando na queima do aparelho. 
- Tire proveito de ter um animal de estimação para decorar o seu apartamento com divertidos acessórios decorativos alusivos a este. Pode optar por colocar algumas molduras e quadros com as melhores fotos do seu animal ou até colocar à entrada da casa ganchos coloridos para colocar as suas coleiras e brinquedos de passear na rua. 



Fonte:








0 comentários:

Postar um comentário

Studio + Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More