quinta-feira, 17 de maio de 2012

Patrimônio da Humanidade em perigo

Patrimônio da Humanidade é uma classificação da UNESCO, instituída em 1972, para catalogar e preservar locais de importância cultural ou natural, em âmbito mundial. Até 2011 já foram catalogados quase mil locais em todo o mundo. No Brasil são 18 os locais nessa lista: a cidade histórica de Ouro Preto, o centro histórico de Salvador, o Parque Nacional do Iguaçu, entre diversos outros.
Porém esta é uma lista dinâmica, que exige preservação e atenção permanentes, já que da mesma forma que se podem adicionar sítios à lista, estes também podem ser excluídos.
É o caso do Plano Piloto de Brasília, que foi inscrito como bem cultural no ano de 1987, e que corre risco de ser retirado da lista de Patrimônio da Humanidade, devido à falta de preservação e manutenção das características originais projetadas por Lúcio Costa.
“Construída ex nihilo no centro do país entre 1956 e 1960, Brasília é um rito de grande importância na história do urbanismo. O propósito de seus criadores, o urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer, foi que todo refletira um conceito harmonioso da cidade, desde o traçado dos bairros administrativos e residenciais, comparado a princípio com a silhueta de um pássaro até a simetria das construções. Os edifícios públicos assombram por seu aspecto audaz e inovador.” (UNESCO/BPI)
Para que se mantenha o título é necessário que características fundamentais do plano original ainda se mantenham, como áreas arborizadas nos setores comerciais, prédios residenciais não ultrapassem o limite de 6 andares, equipamentos de uso comunitário nas superquadras.
Devido ao grande crescimento populacional da cidade, não previsto no plano inicial, aliado ao crescimento das cidades satélites, o Plano Piloto está em processo de conurbação com o entorno, o que faz com que se perca grande parte das características do projeto de Lúcio Costa.
Também se deve ressaltar que a cidade foi criada de maneira ampla e espraiada, com grandes avenidas e distâncias, bairros setorizados e isolados, gerando a eminente necessidade de veículos para a realização de descolamentos. Aliado a isso, a ausência de um transporte público eficiente faz com que o carro seja a principal opção para realizar tais deslocamentos, de forma que as grandes avenidas têm se transformado em locais de estacionamento para o crescente número de veículos particulares.
Visando manter o título, o governo local criou um comitê executivo destinado a tratar exclusivamente deste tema. Cabe ressaltar a importância de Brasília como Patrimônio Mundial, dado que é a maior área tombada do mundo, com aproximadamente 112km², sendo também o único bem contemporâneo que faz parte da lista de Patrimônio da Humanidade.


Cidade histórica de Ouro Preto

Centro histórico de Salvador
Parque Nacional do Iguaçu
Plano Piloto de Brasília
Esplanada dos Ministérios - Brasília
Ponte JK - Brasília




Fontes:
Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário

Studio + Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More