terça-feira, 17 de abril de 2012

PET e criatividade

As garrafas PET já representaram um grande problema no que diz respeito ao seu descarte. De difícil degradação em ambiente natural, passava longos períodos em aterros sanitários, além de ocupando um grande espaço físico, dificultando a decomposição de outros materiais, pois prejudica a circulação de gases e líquidos no ambiente. E graças ao consumismo cada vez mais acelerado, esse produto estava se tornando cada vez mais um problema.
Hoje, pelo contrário, as garrafas PET são um dos principais produtos a serem reciclados e reutilizados. Já é sabido o grande potencial deste material. A economia de petróleo para a fabricação de novas embalagens plásticas é um importante ponto, além da economia de energia também necessária para a sua produção.
Mas além disso, garrafas PET têm sido muito utilizadas na fabricação de roupas, calçados, bolsas e acessórios. A indústria têxtil tem incorporado plástico proveniente de garrafas PET em sua produção, obtendo assim produtos ecológicos e cada vez mais confortáveis. É comum hoje ver etiquetas ou mesmo ou dizeres “já fui PET” ou “tecido PET”.
Tratando de reutilização deste material, o céu é o limite. A cada dia vemos mais exemplos e cada vez mais surpreendentes de novas possibilidades. É necessário pouco mais que bastante criatividade e alguns recortes para criar um mundo de possibilidades.
Este já bastante conhecido, porém uma ótima sugestão que cabe ser lembrada sempre é a horta vertical. Uma opção para apartamentos ou casas, para decorar uma parede, além de torná-la útil e bonita.

Ainda no ambiente externo, para aqueles que gostam, sua garrafa PET pode se transformar em um atraente dispenser de comida ou água para passarinhos. Uma maneira criativa de aproximar a natureza ao nosso dia-a-dia.

Por falar em dispenser, porque não utilizar o mesmo princípio para guardar coisas dentro de casa? Este exemplo transforma simples garrafas em potes para armazenamento de grãos na cozinha. A transparência facilita a identificação do produto guardado, mas a utilização de cores também é uma ótima ideia para inovar. Pode-se utilizar garrafas coloridas, tintas ou sprays para criar diferentes efeitos.
O exemplo mais criativo, com efeitos estéticos incríveis é utilizar garrafas PET em divisórias e lustres. Vide imagem abaixo.
É necessário certo tempo para entender que realmente é um material simples, mas capaz de criar ambientes totalmente novos e diferentes.

Fontes:
facebook_home for you (mures)_post dia 05-01
facebook_home for you (mures)_ post dia 10-01
facebook_inhabitat_ post dia 06-04
facebook_ligados no meio ambiente_ post dia 02-03
facebook_reciclaje y-o ideas_ post dia 12-03
www.rosenbaum.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Studio + Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More